O manual da alimentação saudável diz a você para: consumir menos itens processados, evitar o açúcar e manter suas refeições equilibradas. Mas os cientistas estão lentamente descobrindo uma ameaça oculta nos alimentos.
Uma investigação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) encontrou evidências de
substâncias químicas potencialmente cancerígenas ligadas a numerosos alimentos vendidos em supermercados desde carnes processadas, a frutos do mar e bolo de chocolate. As substâncias químicas per e polifluoroalquílicas, ou PFAS - tornaram-se populares nos alimentos desde o meio do século 20, quando as empresas de fabricação perceberam que o PFAS poderia resistir ao calor, à graxa, às manchas e à água, deixando os alimentos mais bonitos, coloridos e duráveis. Embalagens lindas, mas perigosas.
"Os PFAS são compostos organohalogenados, geralmente hidrofóbicos e lipofóbicos, amplamente utilizados em aplicações domésticas e industriais, tais como:
Revestimentos resistentes à água e a manchas
Revestimentos resistentes a óleos e gorduras, utilizados em embalagens de papel para contacto com alimentos (embalagens para fast food, sacos de pipocas, embalagens para bolachas, etc…)
Espumas de combate a incêndios, surfactantes, tratamento de superfícies e inseticidas.
O sulfonato de perfluorooctano (PFOS) e o ácido perfluorooctanóico (PFOA) são os PFASs mais conhecidos e ambos pertencem a surfactantes orgânicos fluorados.
Estes compostos são desreguladores endócrinos, sendo que existem cada vez mais evidências de que são perigosos para a saúde. Por exemplo, o PFOA pertence à classe 2B de acordo com o IARC, o que significa que é indiscutivelmente cancerígeno para os animais e possivelmente para os humanos (o estudo científico em humanos ainda decorre)."
https://www.merieuxnutrisciences.com/pt/qualidade-e-seguranca-alimentar/controlo-analitico-de-agua/analise-de-compostos-e-polifluoralquilos-pfas-em-agua-alimentos-e-embalagens
Embora muitos PFAS tenham sido eliminados da indústria manufatureira, eles ainda se escondem na água potável e bens de consumo, assim como nas embalagens de alimentos, tapetes, couro, têxteis e panelas antiaderentes.
Além de seus laços com o câncer, os PFAS estão associados a danos no fígado e problemas de desenvolvimento.
Nos Estados Unidos o FDA encontrou vestígios de PFAS em abacaxi e batata-doce. Também encontrou quantidades maiores desses químicos em carne, frutos do mar, leite com chocolate e bolo de chocolate. Mas a maior preocupação dos americanos é terem encontrado essas substâncias na água. Pois as concentrações na água de alguns estados americanos preocupa muito.
Como estarão os alimentos no Brasil em relação aos organohalogenados é uma questão a ser estudada! Há apenas a legislação internacional em vigor.
Mais um motivo para precisarmos tanto das universidade públicas, onde a pesquisa é feita de maneira independente.
Veja o artigo dessa semana de Science Alert - "The FDA Has Found Trace Amounts of a Worrying 'Forever Chemical' in Our Food" por ARIA BENDIX, BUSINESS INSIDER 8 JUN 2019.
https://www.sciencealert.com/the-fda-have-found-trace-amounts-of-a-toxic-chemical-called-pfas-in-foods?fbclid=IwAR2tU9WtO9BBYlH6QZ7FKH_ktTJuhqnnxn3SbK5wQaU4SIGtMWc2cXkQv_s