A revista de divulgação científica mais popular na Europa chama-se “Newscientist” e muitos de nós da área acadêmica queremos ter nossos trabalhos comentados lá. Como aconteceu conosco recentemente*.
Tudo que aparece em suas páginas tem uma enorme repercussão em toda a Europa e na web.
Então, esta semana a revista resolveu conversar com diversos pesquisadores, médicos e analisou estudos que permitiram a ela emitir sua opinião sobre o uso ou não de máscaras para conter o coronavírus.
As principais conclusões da revista foram que:
1) Máscaras cirúrgicas, hospitalares, obviamente funcionam e protegem. Por isso mesmo a alta demanda por elas preocupa a OMS e os governos. O uso indiscriminado dessas máscaras como proteção simples para quem não tem problema ou risco maior, pode levar (e está levando) à falta delas para quem realmente necessita: médicos e enfermeiros da linha de frente;
2) Máscaras caseiras tem sua efetividade ainda muito pouco avaliada, não há estudos significativos sobre seu impacto na proteção contra vírus. Assim sendo, a revista recomenda que: “Se você usa uma máscara, é importante usá-la corretamente. É fácil contaminar sua própria máscara, tocando ou reutilizando-a, por exemplo. E não deixe que o uso de uma máscara facial lhe dê uma falsa sensação de segurança: você ainda pode ser infectado enquanto estiver usando uma, e lavar as mãos com frequência é vital, independentemente de você usar uma máscara ou não.”
Para saber mais sobre as máscaras caseiras, veja nosso vídeo, muito claro neste assunto e com ilustrações didáticas:
Veja também algumas lições que podemos tirar da pandemia do coronavírus:
Caso queira conhecer o vírus melhor:
Comments